História

O Colégio Simbios nasceu da longa experiência de seus fundadores em sala de aula. Na vivência pedagógica, eles descobriram que um modelo de sucesso não poderia mais focar apenas nos resultados a qualquer custo, e que isto já não se encaixava em um mundo conectado e dinâmico como o que estamos vivendo.

Nesse sentido, desde o início de sua história, o Simbios sempre esteve aberto ao novo sem abandonar suas raízes, ou seja, aquilo que está na essência de seu DNA: zelo para com o indivíduo, primando pelo apoio ao estudante, a disciplina no sentido de compromisso com o projeto de vida pessoal e, ao final, o alcance dos resultados almejados. Por tudo isso podemos afirmar que somos uma escola moderna, interativa, conectada a você e ao mundo.

Projeto Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico do Colégio Simbios trata as questões vinculadas ao saber como um processo indispensável ao ser humano, uma vez que ao se apropriar dos conhecimentos acumulados ao longo da história do Homem é possível propor transformações na vida pessoal e aquelas que são necessárias na sociedade atual. Ou seja, acreditamos numa educação transformadora.

Em relação ao currículo, seguimos o que é indicado na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, que propõe o desenvolvimento de competências orientadas pelo princípio da educação integral. As aprendizagens essenciais definidas pela BNCC do Ensino Médio estão organizadas por áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas)e visam a integração de dois ou mais componentes curriculares.

Ainda de acordo com o referido documento norteador das ações do Ensino Médio, esse currículo deve ser complementado, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Por esse motivo, os projetos complementares desenvolvidos por nós se tornam essenciais e atendem ao que é esperado com abrangência nos seguintes eixos: investigação científica, mediação sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

Para nós o domínio dos conteúdos científicos, os métodos de estudo, habilidades e hábitos de raciocínio científico são modos de formar a consciência crítica face à realidade social, instrumentalizando o educando como sujeito da história, apto a transformar a sociedade e a si próprio. Por esse motivo não abrimos mão de um Projeto em que a Inteligência Emocional é compreendida como uma forte aliada dos processos de Alta Performance.

Estrutura e Atividades extras

Em uma localização privilegiada no Setor Bueno e com uma estrutura física diferenciada, a sede do Ensino Médio foi especialmente pensada para atender as necessidades pedagógicas de seus alunos. As salas de aula são amplas, climatizadas e possuem apoio multimídia.

Para atender o aluno em período integral oferecemos, aos que optam por fazer suas refeições no Colégio, duas opções: cozinha coletiva contendo geladeira, micro-ondas e local para higienização de vasilhas; e um restaurante com comida caseira e refeitório.

O espaço destinado ao estudo é composto por uma sala contendo cabines individuais e biblioteca com títulos variados, tanto de livros didáticos e literários como de periódicos da atualidade para complementar o processo de aprendizagem.